“IT’S BRITNEY, BITCH!”: ENTRE O BEM E O MAL DOS CORPOS FEMININOS

Autores/as

  • Karla Beatriz Cézar de Paulo Rezende Universidade Federal de Ouro Preto
  • Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i2.52841

Palabras clave:

Britney Spears, corpo, acontecimento midiático

Resumen

 Neste artigo, nos debruçamos sobre os sentidos mobilizados a partir da figura da cultura pop Britney Spears e como essas práticas discursivas são usadas na perpetuação de uma performatividade de gênero (Butler, 2003). Nesse contexto, refletimos sobre o corpo feminino (Butler, 2018; Le Breton, 2007; Louro, 2018) que é socialmente marcado, entendendo, principalmente, que as construções desses corpos sofrem influências de discursos religiosos. Ao apontar a participação da Igreja na fabricação dos corpos femininos, estudamos representações bíblicas como Eva e Lilith (Assis; Muneratto, 2013; Wandermurem, 2007), além da figuração pagã das bruxas (Kolinski Machado; Silva, 2021; Zordan, 2005), que juntas expõem essa dualidade entre luz e trevas. Para isso, acionamos o conceito de acontecimentos midiáticos (França; Lopes, 2017; Simões, 2012a, 2012b) para reconhecer indicativos a partir da exploração de diversos “textos midiáticos”, os sentidos e representações produzidas e, então, analisar a partir deles as significações que atravessaram o corpo de Britney Spears e o que isso revela sobre os comportamentos esperados das mulheres.

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Biografía del autor/a

Karla Beatriz Cézar de Paulo Rezende, Universidade Federal de Ouro Preto

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM UFOP), sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça, Universidade Federal de Ouro Preto

É Professor Adjunto do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM UFOP). 

Citas

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Publicado

2024-03-20

Número

Sección

Artigos