Pela câmera somática: a Dança-Teatro e o vídeo-documentário como performance

Autores/as

  • Ciane Fernandes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4840

Palabras clave:

Dança-Teatro, Vídeo-Documentário, Educação Somática, Performance.

Resumen

Este artigo discute a relação entre a dança-teatro e o vídeo-documentário a partir da abordagem somática, enquanto método de trabalho corporal (educação e terapia) e criação estética. Neste processo “vídeo-coreográfico” interdisciplinar, associam-se os Estudos da Performance, a Análise de Movimento Laban/Bartenieff e a Psicanálise, delineando conceitos como Performatividade, Dramaturgia de Contrastes, Dinamicidade, Ritmo, Princípios em Movimento, Integração, Pausa Dinâmica e imagem corporal. Num dueto somático da consciência com a memória, o performer torna-se simultaneamente sujeito e objeto, realizador e observador, artista-criador e pesquisador-analista, reconquistando sua autonomia criativa no contexto contemporâneo de constante transformação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ciane Fernandes, UFBA

Doutora pela New York University, professora da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, e pesquisadora associada do Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, New York.

Publicado

2011-01-24

Número

Sección

Artigos