Pela câmera somática: a Dança-Teatro e o vídeo-documentário como performance

Authors

  • Ciane Fernandes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4840

Keywords:

Dança-Teatro, Vídeo-Documentário, Educação Somática, Performance.

Abstract

Este artigo discute a relação entre a dança-teatro e o vídeo-documentário a partir da abordagem somática, enquanto método de trabalho corporal (educação e terapia) e criação estética. Neste processo “vídeo-coreográfico” interdisciplinar, associam-se os Estudos da Performance, a Análise de Movimento Laban/Bartenieff e a Psicanálise, delineando conceitos como Performatividade, Dramaturgia de Contrastes, Dinamicidade, Ritmo, Princípios em Movimento, Integração, Pausa Dinâmica e imagem corporal. Num dueto somático da consciência com a memória, o performer torna-se simultaneamente sujeito e objeto, realizador e observador, artista-criador e pesquisador-analista, reconquistando sua autonomia criativa no contexto contemporâneo de constante transformação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ciane Fernandes, UFBA

Doutora pela New York University, professora da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, e pesquisadora associada do Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, New York.

Published

2011-01-24

Issue

Section

Artigos