CINEMA BRASILEIRO E POLITICIDADES ESTÉTICAS: IMAGENS DE UM PROCESSO EM VERTIGEM EM DOIS DOCUMENTÁRIOS

Autores/as

Palabras clave:

Documentário, O processo, Democracia em vertigem, Política brasileira

Resumen

O estudo enfoca os filmes brasileiros O processo (Maria Augusta Ramos; 2018) e Democracia em vertigem (Petra Costa; 2019), analisando como as respectivas estratégias cinematográficas adotadas constroem formas e modos de dar a ver recortes da cena política do país. Em O processo, no enquadramento de imagens que parecem falar por si mesmas, não obstante os efeitos de presença da câmera-testemunha, há um país que se desvela; em Democracia em vertigem, por sua vez, o excesso de imagens editadas interfere em temporalidades e espaços de modo a sugerir que a câmera está ali para organizar um compilado de fatos que reapresenta um discurso histórico--midiático. Cada qual a seu modo, ambos os filmes estabelecem estranhamentos que podem contribuir com a necessária revisão crítica a respeito do panorama político do Brasil contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutora em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP); pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais” (GRUDES, PPGCom-UTP / CNPq); sandrafischer@uol.com.br

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP), realizando estágio pós-doutoral na mesma instituição; vice-líder do Grupo de Pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais” (GRUDES/PPGCom-UTP/CNPq); alinevaz900@gmail.com

Citas

ASSIS, Machado. Dom Casmurro. São Paulo: Editora Ática, 1996.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Martins Fontes, 2002.

DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro:

Azougue, 2004.

DEMOCRACIA em vertigem. Direção: Petra Costa. [São Paulo]: Netflix, 2019. 1 video (121 min).

DEMOCRACIA em Vertigem. [S. l.: s. n.], c2019. Disponível em: https://democraciaemvertigem. com. Acesso em: 26 out. 2019.

ELENA. Direção: Petra Costa. [São Paulo]: Busca Vida Filmes, 2012. 1 video (82 min)

ELSAESSER, Thomas. The Ethics of Appropriation: Found Footage between Archive and Internet. Apresentado no DOKU.ARTS, Berlin, 2014. Disponível em: http://2014.doku-arts.de/content/sidebar_fachtagung/Ethics-of-Appropriation.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.

FISCHER, Sandra. Clausura e compartilhamento: a família no cinema de Carlos Saura e de Pedro Almodóvar. São Paulo: Annablume, 2006.

FISCHER, Sandra; VAZ, Aline. Imagens públicas filmadas: a política dos contrários no documentário O processo. Cuadernos del CLAEH, [Montevideo], ano 39, n. 111, p. 81-99, 1 sem. 2020. Disponível em: https://ojs.claeh.edu.uy/publicaciones/index.php/cclaeh/article/view/429/356. Acesso em: 8 fev. 2022.

FISCHER, Sandra; VAZ, Aline. Populismo no Brasil de contrapositores: manipulação do autêntico e profanação do contrário. Agenda Política, São Carlos, v. 8, n. 1, p. 131-156, 2020.

FISCHER, Sandra; VAZ, Aline. Sem palco nem palanque? Apontamentos sobre as figuras do herói e do bufão no imaginário da política brasileira. Estudos Semióticos, [São Paulo], v. 17, n. 1, p. 82-106, abr. 2021.

FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em Semiótica Geral. In: DOCUMENTOS de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemiótica, 2001. v. 1, p. 9-29.

FRANÇA, Andrea. As imagens tóxicas, as imagens pobres e o corpo confinado. Galáxia, São Paulo, v. 48, p. e59395, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/ article/view/59395/41729. Acesso em: 20 nov. 2022.

FRANÇA, Andréa; MACHADO, Patrícia. Adendo sobre a história de três imagens tóxicas. DOC On-line: revista digital de cinema documentário, Covilhã, n. 29, p. 70-87, 2021. Disponível em: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/950/pdf. Acesso em: 8 fev. 2022.

FREUD, Sigmund. O estranho. In: FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v.17, p. 275-314.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo:

Paulus, 2014.

JUÍZO. Direção: Maria Augusta Ramos. [São Paulo]: Diler & Associados, 2007. 1 vídeo (90 min).

JUSTIÇA. Direção: Maria Augusta Ramos. [Rio de Janeiro]: Limite Produções: Nofoco Filmes, 2004. 1 vídeo (100 min).

LACAN, Jacques. Séance du 10 mai 1967. In: LACAN, Jacques. Logique du fantasme. Paris:

Seuil, 2023. (Le séminaire, Livre XIV).

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

LINS, Consuelo. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

MORRO dos prazeres. Direção: Maria Augusta Ramos. Rio de Janeiro: Imagem-Tempo: Nofoco Filmes, 2013. 1 vídeo (90 min).

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

OLHOS de ressaca. Direção: Petra Costa. [São Paulo]: Busca Vida Filmes, 2009. 1 vídeo (20 min).

O PROCESSO. Direção: Maria Augusta Ramos. [São Paulo]: Enquadramento Produções: Nofoco Filmes, 2018. 1 vídeo (139 min).

PEDRO Pomar: biografia. Câmara dos Deputados, Brasília, DF, [2003]. Disponível em: https:// www.camara.leg.br/deputados/4900/biografia. Acesso em: 20 nov. 2022.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 1988.

XAVIER, Ismail. Pré-Estréia e debate do filme “Elena”. São Paulo: CINUSP Paulo Emílio, 29 abr. 2014. 1 vídeo (1 h 3 min 33 s). Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=YuVdU89oAN0.

Acesso em: 27 mar. 2023.

Publicado

2024-01-17

Número

Sección

Artigos