BRAZILIAN CINEMA AND AESTHETIC POLITICITIES: IMAGES OF A VERTIGO PROCESS IN TWO DOCUMENTARIES
Keywords:
Documentary, O processo, Democracia em vertigem, Brazilian politicsAbstract
The text focuses on Brazilian films O processo (Maria Augusta Ramos; 2018) and Democracia em vertigem (Petra Costa; 2019), analyzing the way each of them show scenes from the country´s political context. In O processo, despite the witness camera effects, there is a country that unveils itself; in Democracia em vertigem, the excess of edited images reframes temporalities and spaces as to suggest that the camera is there to organize a compilation of facts that re-presents a media-historical discourse. Each in its own way, both films establish estrangements which can contribute to the necessary critical review of the political panorama of contemporary Brazil.
Downloads
References
ASSIS, Machado. Dom Casmurro. São Paulo: Editora Ática, 1996.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Martins Fontes, 2002.
DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro:
Azougue, 2004.
DEMOCRACIA em vertigem. Direção: Petra Costa. [São Paulo]: Netflix, 2019. 1 video (121 min).
DEMOCRACIA em Vertigem. [S. l.: s. n.], c2019. Disponível em: https://democraciaemvertigem. com. Acesso em: 26 out. 2019.
ELENA. Direção: Petra Costa. [São Paulo]: Busca Vida Filmes, 2012. 1 video (82 min)
ELSAESSER, Thomas. The Ethics of Appropriation: Found Footage between Archive and Internet. Apresentado no DOKU.ARTS, Berlin, 2014. Disponível em: http://2014.doku-arts.de/content/sidebar_fachtagung/Ethics-of-Appropriation.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
FISCHER, Sandra. Clausura e compartilhamento: a família no cinema de Carlos Saura e de Pedro Almodóvar. São Paulo: Annablume, 2006.
FISCHER, Sandra; VAZ, Aline. Imagens públicas filmadas: a política dos contrários no documentário O processo. Cuadernos del CLAEH, [Montevideo], ano 39, n. 111, p. 81-99, 1 sem. 2020. Disponível em: https://ojs.claeh.edu.uy/publicaciones/index.php/cclaeh/article/view/429/356. Acesso em: 8 fev. 2022.
FISCHER, Sandra; VAZ, Aline. Populismo no Brasil de contrapositores: manipulação do autêntico e profanação do contrário. Agenda Política, São Carlos, v. 8, n. 1, p. 131-156, 2020.
FISCHER, Sandra; VAZ, Aline. Sem palco nem palanque? Apontamentos sobre as figuras do herói e do bufão no imaginário da política brasileira. Estudos Semióticos, [São Paulo], v. 17, n. 1, p. 82-106, abr. 2021.
FLOCH, Jean-Marie. Alguns conceitos fundamentais em Semiótica Geral. In: DOCUMENTOS de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemiótica, 2001. v. 1, p. 9-29.
FRANÇA, Andrea. As imagens tóxicas, as imagens pobres e o corpo confinado. Galáxia, São Paulo, v. 48, p. e59395, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/ article/view/59395/41729. Acesso em: 20 nov. 2022.
FRANÇA, Andréa; MACHADO, Patrícia. Adendo sobre a história de três imagens tóxicas. DOC On-line: revista digital de cinema documentário, Covilhã, n. 29, p. 70-87, 2021. Disponível em: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/950/pdf. Acesso em: 8 fev. 2022.
FREUD, Sigmund. O estranho. In: FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v.17, p. 275-314.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo:
Paulus, 2014.
JUÍZO. Direção: Maria Augusta Ramos. [São Paulo]: Diler & Associados, 2007. 1 vídeo (90 min).
JUSTIÇA. Direção: Maria Augusta Ramos. [Rio de Janeiro]: Limite Produções: Nofoco Filmes, 2004. 1 vídeo (100 min).
LACAN, Jacques. Séance du 10 mai 1967. In: LACAN, Jacques. Logique du fantasme. Paris:
Seuil, 2023. (Le séminaire, Livre XIV).
LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
LINS, Consuelo. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MORRO dos prazeres. Direção: Maria Augusta Ramos. Rio de Janeiro: Imagem-Tempo: Nofoco Filmes, 2013. 1 vídeo (90 min).
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
OLHOS de ressaca. Direção: Petra Costa. [São Paulo]: Busca Vida Filmes, 2009. 1 vídeo (20 min).
O PROCESSO. Direção: Maria Augusta Ramos. [São Paulo]: Enquadramento Produções: Nofoco Filmes, 2018. 1 vídeo (139 min).
PEDRO Pomar: biografia. Câmara dos Deputados, Brasília, DF, [2003]. Disponível em: https:// www.camara.leg.br/deputados/4900/biografia. Acesso em: 20 nov. 2022.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Porto Alegre: L&PM, 1988.
XAVIER, Ismail. Pré-Estréia e debate do filme “Elena”. São Paulo: CINUSP Paulo Emílio, 29 abr. 2014. 1 vídeo (1 h 3 min 33 s). Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=YuVdU89oAN0.
Acesso em: 27 mar. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sandra Fischer, Aline Vaz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.