BAMAKO E A TAREFA POLÍTICA DO CINEMA: A CENA DO TRIBUNAL E A PALAVRA EM DISPUTA

BAMAKO AND THE POLITICAL TASK OF CINEMA: THE COURT SCENE AND THE WORD IN DISPUTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i2.45660

Palabras clave:

Bamako, Estética, Política

Resumen

Por meio de uma análise de Bamako (2006), buscamos investigar a possibilidade de reparação histórica de povos explorados e negligenciados através da escritura fílmica. O filme se passa na cidade homônima, na qual se instaura um julgamento ficcional. O que está em jogo são medidas legais da sociedade africana contra o Banco Mundial e o FMI. Tomamos como referência o pensamento de Jacques Rancière (1996), para quem a política é o conflito em torno da existência de uma cena comum. De maneira próxima àquilo que postula Rancière, o gesto de Sissako é o de colocar em disputa a possibilidade de que o povo africano seja ouvido por grandes instituições opressoras que cobram uma dívida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAMAKO. Direção: Abderrahmane Sissako. Mauritânia. França; Estados Unidos: Archipel 33; Arte France

Cinéma; Chinguitty Films; Louverture Films, 2006. 1 DVD (118 min), color., legendado.

BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra. Filmes da África e da diáspora: objetos de discursos.

Salvador: Edufba, 2012.

BRASIL, André. Apresentação. Devires, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, jul./dez 2010.

MBEMBE, Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, ano 23,

n. 1, p. 171-209, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 1996.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.:

Editora 34, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. A estética como política. Devires, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 14-36, jul./dez.

RIBEIRO, Marcelo. A cosmopoética da fragilidade: Abderrahmane Sissako, a sensibilidade cosmopolita

e a imaginação do comum. In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (orgs.). Filmes da África e da

diáspora: objetos de discursos. Salvador: EDUFBA, 2012.

RIBEIRO, Marcelo. O cinema político africano e o direito de narrar. Revista Amálgama, [s. l.], 13 abr.

Disponível em: https://www.revistaamalgama.com.br/04/2011/o-cinema-politico-africano-e-odireito-

de-narrar/. Acesso em: 8 jun. 2020.

RIESCO, Beatriz Leal. A caminho de um amadurecimento na utilização da música no cinema africano:

Sembene, Sissako e Sené Absa. In: BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra. Filmes da África e da

diáspora: objetos de discursos. Salvador: edufba, 2012.

VEIGA, Roberta. A cena cindida e a partilha do cinema: o dispositivo tribunal. Cadernos do Cineclube

Comum: políticas do cinema contemporâneo, [s. l.], v. 2, p. 117-128, 2016.

Publicado

2023-06-13

Número

Sección

Artigos