INDÚSTRIAS CRIATIVAS E CULTURA: A SEMIODIVERSIDADE DA CULTURA COMO FOMENTADORA DE EXPLOSÕES CRIATIVAS E INOVADORAS

CREATIVE INDUSTRIES AND CULTURE: THE SEMIODIVERSITY OF CULTURE AS A PROMOTER OF CREATIVE AND INNOVATIVE EXPLOSIONS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i2.45572

Palabras clave:

Indústrias Criativas, Economia Criativa, Estudos Culturais, Semiótica da Cultura, processo criativo

Resumen

A centralidade da proposta deste artigo é discutir em que medida a investigação da semiodiversidade da cultura revela uma atmosfera, cuja potência seja capaz de fomentar explosões criativas e inovadoras às Indústrias Criativas. De fato, dada a sua configuração e complexidade, tal atmosfera se estabelece no extremo caos criativo, o qual é a base de qualquer processo inovador. Por certo, a cultura aponta uma articulação privilegiada para apreender os mecanismos imprevisíveis de criatividade, cujo caráter se estabelece em inovações disruptivas. Trata-se, certamente, de que tal investigação evidencia que este caminho se abra para o engendramento de formatos e produtos inauditos, ampliando, portanto, a área de abrangência de uma economia criativa e cultural.

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Biografía del autor/a

Romilson Marco dos Santos

Pesquisador no Portal Inovação do Ministério Ciência e Tecnologia. Pesquisador e fomentador das INDÚSTRIAS CRIATIVAS E ECONOMIA CRIATIVA.Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP(Bolsa CAPES). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC -SP. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM, pesquisador do GP de Semiótica da comunicação. Possui graduação em Comunicação Social Rádio e TV (Radialismo) pela UNESP - BAURU Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2023-06-13

Número

Sección

Artigos