ARTICULAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E CULTURA POP EM CINCO PORTAIS VOLTADOS PARA O PÚBLICO “NERD” E “GEEK” RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i1.35789Palabras clave:
Midiatização da Religião, Entretenimento, Cultura Pop.Resumen
À primeira vista, a religião e cultura pop pertencem a espaços distantes da experiência humana, no entanto, nas últimas décadas, a religião tem se valido da mídia e do entretenimento para manter sua mensagem próxima de públicos mais amplos. Este artigo delineia a relação entre religião e cultura pop em cinco sites que unem mensagens religiosas e entretenimento, como filmes de ação, quadrinhos e séries de TV. A partir da análise da mensagem dos portais, foi possível encontrar três principais formas de articulação da cultura pop com o conteúdo denominacional: (1) o vínculo entre religião e entretenimento como definidor de uma identidade; (2) enquadrando personagens da cultura pop em um contexto religioso e (3) o emprego do entretenimento como ponto de partida para discutir questões morais e religiosas. Esses pontos são analisados a partir dos estudos de midiatização da religião.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luis Mauro Sa Martino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.