Objetividade e credibilidade midiática: considerações sobre uma suposta relação
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3532Palabras clave:
Objetividade, Credibilidade, JornalismoResumen
As informações transmitidas pela mídia têm credibilidade porque são corretas ou são “corretas“ porque acredita-se que sejam? Credibilidade pode ser reduzida a objetividade? Até que ponto existe uma relação entre objetividade e credibilidade e que tipo de relação é esta? Os autores desenvolvem aqui a tese de que credibilidade é determinada por uma série de fatores, dentro da qual a adequação das informações à realidade tem um papel secundário. Além disso, a realização de determinados rituais de objetividade como neutralidade e fairness (o princípio de ouvir os dois lados) podem contribuir para dar credibilidade, mas não estão necessariamente ligados à adequação de uma cobertura jornalística à realidade.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.