Objetividade e credibilidade midiática: considerações sobre uma suposta relação
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3532Keywords:
Objetividade, Credibilidade, JornalismoAbstract
Is the information delivered by the media believable because it is true, or is it “true” because it is believed? Can credibility be reduced to objectivity? How and to what degree are objectivity and credibility related? The present article attempts to address these questions. The authors present the thesis that the problem of credibility is dependent on a variety of factors, among which the information's accordance with reality is subordinate. While the media’s implementation of certain rituals of objectivity such as neutrality or fairness can serve to establish credibility, they are not necessarily connected with the accordance with reality in coverage.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.