Notas sobre a noção de autoria no cinema

Autores/as

  • Fabiana de Amorim Marcello

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3528

Palabras clave:

Cinema, Criança, Autoria.

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir modos de pensar a questão da autoria no cinema para além de uma noção de arte coletiva, mas, igualmente, aquém daquela que residiria na atividade intencional e soberana de um indivíduo. De início, situo historicamente a problemática da autoria no campo das discussões cinematográficas. Em seguida, no cotejo destas com a análise de diferentes obras artísticas, proponho outras maneiras de pensar tal conceito. Tal movimento é feito a partir das leituras foucaultianas, mas sobretudo a partir do conceito de criação, como desenvolvido por George Steiner em sua obra Gramáticas da Criação (2003). Percorro, assim, caminhos que vão da negação à unidade fixa de autoria para a criação de personae: vidas pulsantes na materialidade da imagem cinematográfica, para além dos limites do “real”.

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Biografía del autor/a

Fabiana de Amorim Marcello

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período de estudos na Université de Paris III – Sorbonne Nouvelle. Atualmente, é professora do Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e membro do Núcleo de Estudos em Educação, Mídia e Subjetividade (NEMES). O artigo ora apresentado é resultado de uma pesquisa que contou com o apoio financeiro do CNPq (Bolsa de Doutorado) e da Capes (Bolsa de Estágio de Doutorado no Exterior)

Publicado

2009-07-28

Número

Sección

Artigos