Notas sobre a noção de autoria no cinema
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3528Keywords:
Cinema, Criança, Autoria.Abstract
This article discusses ways of thinking about the issue of authorship in film, going beyond the notion of collective art, but stopping short of the notion based on the idea of an individual’s intentional and sovereign activity. At the outset, I situate historically the problem of authorship in the realm of film discussions. Then, by confronting those with the analysis of different works, I propose other ways to reflect on the concept. I do that through Foucaudean readings, but based particularly on the concept of creation developed by George Steiner in his work Grammars of Creation (2003). I start from the denial of the fixed unit of authorship and go through to the creation of personae: pulsating lives in the materiality of filmic images, beyond the limits of the “real”.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.