A representação do povo brasileiro no Jornal Nacional

Autores/as

  • Lara Linhalis Guimarães
  • Iluska Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i1.3520

Palabras clave:

Cultura da mídia, Telejornalismo, Identidade nacional

Resumen

A partir da crença de que a cultura da mídia, nos seus mais diversos produtos, contribui na identificação dos “brasileiros” como membros da família nacional, este artigo propõe reflexões iluminadas pelo seguinte questionamento: como o povo brasileiro é construído discursivamente no Jornal Nacional (JN)? Com base em um estudo teórico interdisciplinar e direcionado nosso olhar pela Análise Crítica do Discurso (ACD), buscamos compreender o discurso telejornalístico dentro de uma relação dialógica entre texto e contexto, analisando as edições do JN veiculadas no período de uma semana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lara Linhalis Guimarães

Mestranda do Mestrado em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal de Juiz de Fora

Iluska Coutinho

Professora-doutora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado

2009-07-27

Número

Sección

Artigos