Bela de morrer, chic de doer, do corpo fabricado pela moda: O corpo como comunicação, cultura e consumo na moderna urbe
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v0i0.3508Resumen
Este artigo trata da ‘fabricação’ estético/simbólica do corpo pela cultura na pósmodernidade tomando-se a moda aqui como um exemplo empírico da manifestação do fenômeno abordado. Os estatutos adquiridos pelo corpo por meio de representações estéticas que são ‘marcadas’ na porção corpórea como sinais de uma dada cultura, são abordados segundo os significados que compreendem em seu universo cultural. A ditadura estética da moda é analisados como marca cultural do nosso tempo. A moda surge neste contexto como um universo de significações compartilhadas na moderna urbe ocidental que tomam a porção corpórea como meio de expressão de subjetividade, de identificação de grupos, de comunicação entre indivíduos e coletividades, a partir de mensagens codificadas no corpo como significadoDescargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.