ENTRE A CARNAVALIZAÇÃO E O GROTESCO:

ARTICULAÇÕES CONCEITUAIS PARA A COMPREENSÃO DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • André Vianna Maricato Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4347-8525
  • Conrado Moreira Mendes Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i2.34600

Palabras clave:

Carnavalização, Grotesco, Carnaval, Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

Resumen

 O objetivo deste artigo é articular os conceitos de carnavalização e de grotesco a par­tir de Mikhail Bakhtin (2010, 2018) e a noção de grotesco nos estudos comunicacionais brasileiros em Muniz Sodré (1972) e Muniz Sodré e Raquel Paiva (2002). A partir dessas articulações conceituais, serão apresentadas possíveis contribuições para compreender elementos do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Serão analisados os desfi­les da Beija-Flor de Nilópolis de 1989 e o da Estação Primeira de Mangueira de 2018, em que é possível identificar traços da linguagem carnavalizada, que inverte papéis, rebai­xa figuras de poder e subverte regras. Vistas a partir dos conceitos de carnavalização e de grotesco, as inversões possibilitam “destronar” os mandatários, e imagens sagradas e elevadas, retirando-as de sua posição superior, para figurar o escárnio.

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Biografía del autor/a

André Vianna Maricato, Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas.

Conrado Moreira Mendes, Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação Social da PUC Minas.

Citas

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Publicado

2021-11-01

Número

Sección

Artigos