ENTRE A CARNAVALIZAÇÃO E O GROTESCO:

ARTICULAÇÕES CONCEITUAIS PARA A COMPREENSÃO DO DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • André Vianna Maricato Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4347-8525
  • Conrado Moreira Mendes Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i2.34600

Palavras-chave:

Carnavalização, Grotesco, Carnaval, Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

Resumo

 O objetivo deste artigo é articular os conceitos de carnavalização e de grotesco a par­tir de Mikhail Bakhtin (2010, 2018) e a noção de grotesco nos estudos comunicacionais brasileiros em Muniz Sodré (1972) e Muniz Sodré e Raquel Paiva (2002). A partir dessas articulações conceituais, serão apresentadas possíveis contribuições para compreender elementos do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Serão analisados os desfi­les da Beija-Flor de Nilópolis de 1989 e o da Estação Primeira de Mangueira de 2018, em que é possível identificar traços da linguagem carnavalizada, que inverte papéis, rebai­xa figuras de poder e subverte regras. Vistas a partir dos conceitos de carnavalização e de grotesco, as inversões possibilitam “destronar” os mandatários, e imagens sagradas e elevadas, retirando-as de sua posição superior, para figurar o escárnio.

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Biografia do Autor

André Vianna Maricato, Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas.

Conrado Moreira Mendes, Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Comunicação Social da PUC Minas.

Referências

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Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Artigos