“Gente como uno o de la imposibilidad de pensar(nos) ciudadanos”: sobre los reality shows (‘Gran Hermano’, Argentina-2001)
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v2i1.3428Palabras clave:
Reality show, Realidade/ficção, Público/privado.Resumen
O presente artigo apresenta algumas perguntas em torno de possíveis linhas de análise e interpretações dos reality shows. O artigo assenta-se pontualmente no programa de televisão Gran Hermano (Argentina – 2001). Analisar-se-á, especialmente, alguns imaginários que este gênero de televisão materializa, demarcando um tipo de mapa assinalado por alguns temas notáveis que atravessam este gênero. Os temas aludidos são: a lógica da exclusão na relação participantes/ telespectadores, o imaginário dos corpos belos e jovens, o problema realidade/ficção, o imaginário da ‘ascensão’, a imprecisão entre o público e o privado.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.