Fotojornalismo no front: a obra de Thomas Hirschhorn e a crítica à imprensa na cobertura de guerra // Photojournalism on the front: the work of Thomas Hirschhorn and critisicm to the coverage of war
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23370Palabras clave:
fotografia, fotojornalismo, arte contemporâneaResumen
Com uma obra distópica, repleta de fotografias de corpos mutilados em cenários de guerra e coletadas na internet, o artista suíço Thomas Hirschhorn vem questionando as práticas de produção no meio jornalístico, que, ao evitar a publicação de imagens chocantes como as mostradas em seu trabalho, contribuem para apoiar (ou deixar de desencorajar) o esforço bélico. O presente artigo analisa a série Colagem de Pixels e o manifesto publicado pelo artista, dialogando com o percurso construído pela fotografia e pelo fotojornalismo ao longo da história, desde o surgimento dos memento mori, e discutindo brevemente a relação entre morte e fotografia.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.