“QUANDO A CRISE FAZ O EMPREENDEDOR”: DESEMPREGO E EMPREENDEDORISMO NO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO // “WHEN THE CRISIS MAKES THE ENTREPRENEUR”: UNEMPLOYMENT AND ENTREPRENEURSHIP IN O ESTADO DE S.PAULO NEWSPAPER
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17858Palabras clave:
empreendedorismo, discurso, subjetividadeResumen
Neste artigo, analisamos a série de reportagens “Quando a crise faz o empreendedor”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, entre agosto e setembro de 2015. Organizada em três capítulos, a série relata as trajetórias de brasileiros que ficaram desempregados durante a chamada crise econômica no país e que decidiram, por diversas razões, se “aventurar no universo empreendedor”. Mediante este cenário de instabilidade empregatícia, as reportagens reforçam o empreendedorismo como solução tanto para enfrentar as adversidades financeiras e complementar a renda em tempos de “crise”, como também para realizar o sonho de ter o próprio negócio ou de encontrar um propósito na vida. Através de uma análise discursiva deste material, investigamos de que modos a cultura empreendedora enseja modelos de conduta e de subjetividade afeitas ao cenário neoliberal, espelhando e contribuindo para uma mudança estrutural no que tange os conceitos de “emprego” e “desemprego”.Descargas
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