“QUANDO A CRISE FAZ O EMPREENDEDOR”: DESEMPREGO E EMPREENDEDORISMO NO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO // “WHEN THE CRISIS MAKES THE ENTREPRENEUR”: UNEMPLOYMENT AND ENTREPRENEURSHIP IN O ESTADO DE S.PAULO NEWSPAPER
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17858Keywords:
empreendedorismo, discurso, subjetividadeAbstract
Neste artigo, analisamos a série de reportagens “Quando a crise faz o empreendedor”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, entre agosto e setembro de 2015. Organizada em três capítulos, a série relata as trajetórias de brasileiros que ficaram desempregados durante a chamada crise econômica no país e que decidiram, por diversas razões, se “aventurar no universo empreendedor”. Mediante este cenário de instabilidade empregatícia, as reportagens reforçam o empreendedorismo como solução tanto para enfrentar as adversidades financeiras e complementar a renda em tempos de “crise”, como também para realizar o sonho de ter o próprio negócio ou de encontrar um propósito na vida. Através de uma análise discursiva deste material, investigamos de que modos a cultura empreendedora enseja modelos de conduta e de subjetividade afeitas ao cenário neoliberal, espelhando e contribuindo para uma mudança estrutural no que tange os conceitos de “emprego” e “desemprego”.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.