Luana, Eliza e a Lei Maria da Penha: o acontecimento em discussão//Luana, Eliza and Maria da Penha law: the event under discussion

Autores/as

  • Rayza Sarmento Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/DCP-UFMG), com bolsa Fapemig. Pesquisadora no grupo “Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça”.
  • Ricardo Fabrino Mendonça Professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Produtividade do CNPq, Pesquisador Mineiro da Fapemig e coordenador do "Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça"

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.17198

Palabras clave:

acontecimento, Lei Maria da Penha, debate público, mídia.

Resumen

O artigo propõe-se a discutir o papel de acontecimentos na promoção de debates sobre temas de interesse público. O objetivo é compreender se, e como, discussões morais são desencadeadas por eventos que mobilizam a atenção pública, amplamente noticiados por envolverem personalidades públicas. Para explorar tais questões, analisamos dois acontecimentos relacionados à violência doméstica e a implementação da Lei Maria da Penha: (1) a agressão envolvendo o ator Dado Dolabella e a atriz Luana Piovani e (2) o desaparecimento/assassinato de Eliza Samúdio, a partir de notícias publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Utilizamos a noção de individuação do acontecimento para apresentá-los e constatamos que os eventos se revelam catalisadores importantes para debates morais sobre o tema em questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rayza Sarmento, Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/DCP-UFMG), com bolsa Fapemig. Pesquisadora no grupo “Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça”.

Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa.Doutora e mestra do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/DCP-UFMG). Foi pesquisadora visitante na Northumbria University at Newcastle/UK, na área de Gênero e Mídia, com bolsa sanduíche da Fapemig. É pesquisadora no grupo “Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça”. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Recebeu Menção Honrosa da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política pela dissertação "Entre tempos e tensões: o debate mediado sobre a Lei Maria da Penha (2001 a 2012)".

Ricardo Fabrino Mendonça, Professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Produtividade do CNPq, Pesquisador Mineiro da Fapemig e coordenador do "Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça"

Doutor em Comunicação/UFMG. Atua nas áreas de teorias da democracia, teorias da justiça e comunicação e política. Publicações recentes de sua autoria apareceram em Policy Studies, Constellations, Political Studies, Critical Policy Studies, Opinião Pública, Revista de Sociologia e Política, Lua Nova e Revista Brasileira de Ciência Política.

Publicado

2017-02-03

Número

Sección

Artigos