Luana, Eliza e a Lei Maria da Penha: o acontecimento em discussão//Luana, Eliza and Maria da Penha law: the event under discussion
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.17198Keywords:
acontecimento, Lei Maria da Penha, debate público, mídia.Abstract
O artigo propõe-se a discutir o papel de acontecimentos na promoção de debates sobre temas de interesse público. O objetivo é compreender se, e como, discussões morais são desencadeadas por eventos que mobilizam a atenção pública, amplamente noticiados por envolverem personalidades públicas. Para explorar tais questões, analisamos dois acontecimentos relacionados à violência doméstica e a implementação da Lei Maria da Penha: (1) a agressão envolvendo o ator Dado Dolabella e a atriz Luana Piovani e (2) o desaparecimento/assassinato de Eliza Samúdio, a partir de notícias publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Utilizamos a noção de individuação do acontecimento para apresentá-los e constatamos que os eventos se revelam catalisadores importantes para debates morais sobre o tema em questão.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.