A invenção do cangaço sob a égide do western // The invention of cangaço under the influence of Western

Autores/as

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.16625

Palabras clave:

Cangaço. Western. Gêneros Cinematográficos.

Resumen

A invenção do Cangaço enquanto gênero no cinema brasileiro possui raízes na criação do Western no cinema Americano e, sob a sua égide, relações de proximidade foram estabelecidas entre os gêneros. Apesar de cada gênero ter sido inventado de forma diferente, existem algumas familiaridades em seus pré-cinemas e um ponto em comum muito forte, um divisor de águas: Stagecoach (John Ford, 1939) para o Western e O Cangaceiro (Lima Barreto, 1953) para o gênero brasileiro. A partir de então, os gêneros se consolidaram e conquistaram o Mercado a partir desse ponto em comum. Uma produção em massa caracterizaram e fortaleceram ambos os gêneros nas décadas seguintes. Na década de 1970 entraram em decadência, quando o diálogo com a comédia e outros modelos de produção se destacaram, culminando numa crise nos anos 1980. Felizmente, deram a volta por cima no final do século XX, com filmes emblemáticos que revigoraram os gêneros na produção cinematográfica de cada país.

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Biografía del autor/a

Marcelo Dídimo Souza Vieira, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em Cinema pela Universidade de Columbia de New York (2014). Doutor (2007) e Mestre (2002) em Multimeios/Cinema pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Autor do livro: O Cangaço no Cinema Brasileiro (2010).

Publicado

2016-12-21

Número

Sección

Artigos