A invenção do cangaço sob a égide do western // The invention of cangaço under the influence of Western
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.16625Keywords:
Cangaço. Western. Gêneros Cinematográficos.Abstract
A invenção do Cangaço enquanto gênero no cinema brasileiro possui raízes na criação do Western no cinema Americano e, sob a sua égide, relações de proximidade foram estabelecidas entre os gêneros. Apesar de cada gênero ter sido inventado de forma diferente, existem algumas familiaridades em seus pré-cinemas e um ponto em comum muito forte, um divisor de águas: Stagecoach (John Ford, 1939) para o Western e O Cangaceiro (Lima Barreto, 1953) para o gênero brasileiro. A partir de então, os gêneros se consolidaram e conquistaram o Mercado a partir desse ponto em comum. Uma produção em massa caracterizaram e fortaleceram ambos os gêneros nas décadas seguintes. Na década de 1970 entraram em decadência, quando o diálogo com a comédia e outros modelos de produção se destacaram, culminando numa crise nos anos 1980. Felizmente, deram a volta por cima no final do século XX, com filmes emblemáticos que revigoraram os gêneros na produção cinematográfica de cada país.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.