Simulando situações e (re)elaborando vivências através de um jogo eletrônico // simulating situations and (re)working experience through a electronic game
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.16099Palabras clave:
Construção identitária, Jogos de simulação, Teoria Ator-RedeResumen
Utilizando como fundamentação teórico-metodológica a Teoria Ator-Rede, tomamos o fato de que a relação entre os aparatos regidos pelas tecnologias digitais e seu potencial de simulação da realidade é um fenômeno recente e ainda pleno de controvérsias. Em uma Lan house que funciona como um laboratório de pesquisa e extensão em uma universidade, foi desenvolvido, por estagiários e bolsistas do curso de psicologia, um projeto que buscou investigar a relação estabelecida entre adolescentes e alguns aplicativos utilizados em computadores. Foram realizadas oficinas lúdicas mediadas por jogos eletrônicos, tendo, como participantes, adolescentes acolhidos por duas Casas Lares. O jogo de simulação The Sims, frequentemente acionado, foi cenário para a investigação sobre as trocas que se construíram entre o jogo e os jogadores com efeitos para a construção identitária dos participantes das oficinas.Descargas
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