Simulando situações e (re)elaborando vivências através de um jogo eletrônico // simulating situations and (re)working experience through a electronic game

Authors

  • Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo Universidade Federal de São João del Rei
  • Marcos Vinícius Thomaz Universidade Federal de São João del Rei
  • Jessica Maires Severino Mota Universidade Federal de São joão del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.16099

Keywords:

Construção identitária, Jogos de simulação, Teoria Ator-Rede

Abstract

Utilizando como fundamentação teórico-metodológica a Teoria Ator-Rede, tomamos o fato de que a relação entre os aparatos regidos pelas tecnologias digitais e seu potencial de simulação da realidade é um fenômeno recente e ainda pleno de controvérsias. Em uma Lan house que funciona como um laboratório de pesquisa e extensão em uma universidade, foi desenvolvido, por estagiários e bolsistas do curso de psicologia, um projeto que buscou investigar a relação estabelecida entre adolescentes e alguns aplicativos utilizados em computadores. Foram realizadas oficinas lúdicas mediadas por jogos eletrônicos, tendo, como participantes, adolescentes acolhidos por duas Casas Lares. O jogo de simulação The Sims, frequentemente acionado, foi cenário para a investigação sobre as trocas que se construíram entre o jogo e os jogadores com efeitos para a construção identitária dos participantes das oficinas.

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Author Biographies

Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo, Universidade Federal de São João del Rei

Psicóloga, Mestre em Educação (PUC-Rio), Doutora em Psicologia Social (UERJ), professora associada do Mestrado em Psicologia da UFSJ

Marcos Vinícius Thomaz, Universidade Federal de São João del Rei

Psicólogo, Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei

Jessica Maires Severino Mota, Universidade Federal de São joão del-Rei

Psicóloga, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei

Published

2016-12-21

Issue

Section

Artigos