AUDIOVISUAL NARRATIVES ON YOUTUBE: HOW ART CAN CONTRIBUTE TO SCIENCE COMMUNICATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i1.52484

Keywords:

Art, Science, Science communication

Abstract

In this article, we show how scientist youtubers produce intertextualities between science and art in their audiovisual narratives of science communication and what are the perceptions of Internet users about it. To do so, we sought to elaborate our own methodology for the analysis of videos published on YouTube conjugating, mainly, the triple mimesis of Ricoeur (1994) and the notion of intertextuality of Koch, Bentes and Cavalcante (2012) and Koch (2018a, 2018b). We identified that the main intertextualities between art and science are of two types, one being more focused on form and the other on the content of the videos. In terms of the perceptions of Internet users, we identified an expressive number of compliments, denoting that art contributes, among others, to make science more palatable and attractive.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Beatriz Tuma, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Jornalista pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: anabeatriztuma@gmail.com

References

ARQUEOLOGIA da série Kingdom da Netflix. [S. l.: s. n.], 30 maio 2020. 1 vídeo (25 min). Publicado pelo canal Arqueologia pelo Mundo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_DF0w7FwHpw&t=31s. Acesso em: 19 dez. 2020.

AURELIANO, T. et al. Blood parasites and acute osteomyelitis in a non-avian dinosaur (Sauropoda,Titanosauria) from the Upper Cretaceous Adamantina Formation, Bauru Basin, SoutheastBrazil. Cretaceous Research, [United Kingdom], v. 118, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195667120303591. Acesso em: 30 dez. 2021.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução Denice Barbara Catani. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.

CARVALHO, C. A. Entendendo as narrativas jornalísticas a partir da tríplice mimese proposta por Paul Ricoeur. MATRIZes, São Paulo, ano 6, n. 1, p.169-187, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/viewFile/48057/51820. Acesso em: 25 jul. 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Sobre as áreas de avaliação. Brasília, DF: CAPES, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-ainformacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-deavaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao. Acesso em: 21 jan. 2020.

CORONAVIRUS| Notícias da Garagem. [S. l.: s. n.], 7 fev. 2020. 1 vídeo (14 min). Publicado pelo canal Dragões de Garagem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9z9MULh2wBU. Acesso em: 2 jul. 2021.

DINO ZUMBI: parasitas de sangue e doença óssea grave atingia dinossauros. [S. l.: s. n.], 18 out. 2020. 1 vídeo (7 min). Publicado pelo canal Colecionadores de Ossos. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=_kH96sPGjfg. Acesso em: 25 jul. 2021.

EINSTEIN nunca foi um cientista. [S. l.: s. n.], 18 abr. 2020. 1 vídeo (21 min). Publicado pelo canal Universo Narrado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2y_DSVxist0&t=10s. Acesso em: 14 jul. 2020.

EVOLUÇÃO e dispersão dos HOMINÍDEOS (Parte 1: origem das espécies) (#Pirula 338.1). [S. l.: s. n.], 2 set. 2020. 1 vídeo (34 min). Publicado pelo Canal do Pirulla. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8ox6Ff2SbWw. Acesso em: 11 mar. 2021.

KOCH, I, G. V.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

KOCH, I. G. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018a.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2018b.

MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte: 801 definições sobre arte e o sistema da arte. Rio de Janeiro: Record,1998.

PISA 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revelabaixo-desempenho-escolar-em-leitura matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 3 maio 2021.

PLAZA, J. Arte/ciência: uma consciência. Ars, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 37-47, 2003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/2899. Acesso em: 29 mar. 2019.

RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. Campinas: Papirus, 1994. t. 1.

SCIENCE Vlogs Brasil. [Sobre]. [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/c/ ScienceVlogsBrasil/about. Acesso em: 26 nov. 2020.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: EdUSP, 2015.

TUMA, A. B. C. Narrativas audiovisuais de cientistas youtubers: intertextualidades entre arte e ciência na divulgação científica. 2022. 330 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-08072022-101527/pt-br.php#referencias. Acesso em: 09 jul. 2022.

WOOLF, V. A Torre Inclinada. In: WOOLF, V. O Valor do Riso e Outros Ensaios. Tradução e organização Leonardo Froés. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p. 307-333.

NOTAS

O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

– Brasil (CAPES) – Código de financiamento 001.

Chamada por Snow (2015) também de cultura não científica, tradicional ou literária. Aqui, para fins de

padronização, adotamos a expressão cultura humanista.

Cientistas são agentes pertencentes ao campo científico. Segundo Bourdieu (2004), este campo é o universo

em que estão inseridos os agentes e as instituições que produzem, reproduzem ou difundem algo; neste caso, a

ciência. Tal universo é um mundo social como outros, porém, obedece a leis sociais mais ou menos específicas.

Aqui, cabe salientarmos que reconhecemos, nesta pesquisa, que há diversas definições do que seja um cientista,

mas consideramos como tal aquelas pessoas que tenham graduação concluída e, no mínimo, o mestrado em

andamento, tendo já tido contato, portanto, com as leis sociais do campo científico. Além disso, essas pessoas

são também youtubers por produzirem conteúdo para canais no YouTube.

Optamos por nos referir ao vlog como sinônimo de um tipo de canal (no caso desta pesquisa, no YouTube).

Lançado em março de 2016, o Science Vlogs Brasil reúne, em sua maioria, canais que fazem divulgação

científica já existentes no YouTube com o objetivo de “[...] criar um selo de qualidade colaborativo que garanta

informação científica de qualidade, confiável e relevante!” (Science [...], 2020, s. p.).

Em algumas traduções da obra de Ricoeur, identificamos que muthos aparece como mythos.

Para outros autores, a intriga pode aparecer como a própria concepção da história narrada ou como sendo a

construção de roteiros (Carvalho, 2012).

Os nomes deles aparecem explícitos neste texto, já que assinaram um Termo de Consentimento Livre e

Esclarecido (TCLE) concordando com o não anonimato.

Artista plástico minimalista norte-americano do século XX.

Pessoas que acompanham o canal

Sobre isso, destacamos que 68,1% dos estudantes do Brasil na faixa etária dos 15 anos (idade considerada na

maior parte dos países como o fim da escolaridade básica), avaliados no Programa Internacional de Avaliação de

Estudantes (Pisa) realizado em 2018, estão no pior nível de proficiência em matemática e não têm nível básico

nesta área do conhecimento (Pisa [...], 2019).

Segundo Aline, em nossa entrevista, neste tipo de paleoarte: “A gente usa a arte com a ciência aplicada. É

quando eu estou reproduzindo alguma coisa, mas usando conhecimentos científicos para aquilo”. Por sua vez, a

paleoarte lato sensu: “É um conceito mais amplo de paleoarte, que é quando eu falo sobre os objetos de estudo

da paleontologia com uma visão artística, mas nem sempre de forma acurada”.

Por finalidade ética, os nomes dos internautas foram anonimizados.

“Vdd” é a abreviação da palavra “verdade”.

A expressão “torre inclinada” foi originalmente pensada pela

Published

2024-03-19

Issue

Section

Artigos