Pertencimento e exclusão através do consumo e da publicidade // Belonging and exclusion through consumption and advertising
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.22788Keywords:
Psicossociologia da publicidade e do consumo, Processos de socialização, Classes sociais.Abstract
Discute-se o papel do consumo tanto como canal de pertença, quanto de exclusão de quem não possui bens valorizados socialmente, bem como de que forma a publicidade pode estimular tal processo. A partir de revisão bibliográfica interdisciplinar envolvendo sociologia e antropologia do consumo, processos de socialização do sujeito pelo viés da sociologia e da psicologia social, e psicologia do consumo e da publicidade, discorreu-se sobre como o Outro pode influenciar na subjetividade e em decisões de compra. Valendo-se de análise de discurso em quatro (4) comerciais de automóvel veiculados nos últimos anos, observou-se formatos específicos de linguagem com mais potencial de vincular, a produtos/marcas, a ideia de pertença e também de exclusão via consumo. Como principais resultados, viu-se que, no Brasil, a posição social foi historicamente valorizada nas relações sociais e que os bens podem servir para ecoá-la. Analisando episódios contemporâneos como “rolezinhos” e o “funk ostentação”, viu-se ainda que o consumo pode ser tanto fonte de pertença quanto de exclusão. Por fim, observou-se que o apelo comparativo emocional entre quem consome e não consome parece ser um dos elementos publicitários que podem favorecer o cenário excludente ligado ao uso dos bens.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.