CARTOGRAFIA DE IMAGINÁRIOS COMO MÉTODO DE PESQUISA NOS ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i3.58581

Palavras-chave:

cartografia, imaginário, metodologia

Resumo

No contexto das pesquisas científicas do campo da comunicação que adotam a cartografia como perspectiva investigativa, o presente artigo visa contribuir especificamente com uma reflexão acerca do método de Cartografia de Imaginários (CI). A CI pode ser compreendida como um sistema fundado na articulação entre estudos do Imaginário, em suas relações com a Comunicação e a Cultura das Redes, e as aplicações do pensamento cartográfico em pesquisas científicas. O artigo está organizado em três mo(vi)mentos e olhares que dialogam com os objetos de estudo, para enxergá-lo em dimensões complementares: inicia com o foco ampliado para a contextualização panorâmica, apresentando um levantamento sobre o uso ou menção ao conceito da cartografia em pesquisas da área da comunicação. No segundo mo(vi)mento, o olhar é ajustado para o detalhamento particular de estudos que desenvolveram a Cartografia de Imaginários, em um recorte estabelecido por meio de curadoria. Por fim, elenca, de forma sistematizada, as premissas e procedimentos gerais que compõem o método de Cartografia de Imaginários aplicado ao campo da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Meliani, ECA USP

Bolsista do CNPq – Brasil nº 152646/2022-1. Pesquisadora de Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), biênio 2023-2025. Seus interesses de pesquisa envolvem narrativas da informação nas redes digitais, combate à desinformação, processos criativos, IA e processos sociotécnicos do jornalismo. É autora de artigos e capítulos de livros. É coordenadora editorial do livro Processos do Imaginário (Editora Képos, 2016). mimeliani@gmail.com

Alessandra Marassi, ECA/USP e Faculdade Cásper Líbero

 Pesquisadora de Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Professora na Faculdade Cásper Líbero e na Pós-Graduação em Mídias Digitais do Senac SP. Atuou como presidenta da ABCiber (biênio 2021-2023). Suas pesquisas envolvem consumo, Inteligência Artificial e a modulação do comportamento do consumidor em ambiências digitais. É autora da obra Interações digitais e o consumo do livro (2017). alebarros8@gmail.com

Lucia Leão, PPGCOS PUCSP

 Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado em Artes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialização em Ação Cultural na Universidade de São Paulo (USP) e Bacharelado em Artes Plásticas na Faculdade Santa Marcelina (Fasm). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias (CCM-CNPq). Autora de vários artigos e livros, entre eles O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias e Processos do Imaginário. lucleao@pucsp.br

Referências

ANAZ, S. A. L. A comunicação do amor romântico no pop-rock brasileiro: um estudo do imaginá rio nos processos criativos e Erasmo Carlos, Rita Lee, Lobão e Pato Fu. [2013]. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

BACHELARD, G. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Catálogo de Teses e Dissertações. Brasília, DF: Capes, c2016. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 8 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portal de Periódicos Capes. Brasília, DF: Capes, c2020. Disponível em: https://www-periodicos--capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/buscador-primo.html. Acesso em: 12 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação. Brasília, DF: Capes, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/instrumentos/documentos-de-apoio/tabela-de-areas-de-conhecimento-avaliacao. Acesso em: 12 maio 2023.

BURROWES, P. C.; MACHADO, M.; RETT, L. Perspectivas (anti)metodológicas na pesquisa em estudos de consumo: aproximações entre cartografia, etnografia e pesquisa performativa. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 32., 2023, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2023. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2023/trabalhos/perspectivas-antimetodologicas-na-pesquisa-em-estudos-de-consumo-aproximacoes-en?lang=pt-br. Acesso em: 25 out. 2023.

CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. 21. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1998.

CORREIA, A. P. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 14–32, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/36884. Acesso em: 26 out. 2023.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. v. 1.

DURAND, G. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DURAND, G. Campos do imaginário. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

LEÃO, L. et al. Imaginários de poder e redes midiáticas: diálogos entre o Creative Time Summit e o Brasil. RuMoRes, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 207-232, jul./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/160654. Acesso em: 20 dez. 2023.

LEÃO, L. O diálogo, o desenho e o texto: reflexões sobre a pesquisa em processos de criação. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA, 17., 2018, Brasília, DF. Anais eletrônicos [...]. Brasília, DF: [s. n.], 2018. p. 220-227. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/779/o/28-Lucia_Leao.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

LEÃO, L. (org.). Processos do imaginário. São Paulo: Képos, 2016.

LEÃO, L. Paradigmas dos processos de criação em mídias digitais: uma cartografia. V!RUS, São Carlos, n. 6, p. 5-27, 2011. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus06/secs/invited/virus_06_invited_1_pt.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

LEÃO, L. Uma cartografia das poéticas do ciberespaço. Conexão, Caxias do Sul, v. 3, n. 6, p. 73-91, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/49591120_Uma_cartografia_das_poeticas_do_ciberespaco. Acesso em: 20 dez. 2023.

LOPES, M. I. V. A teoria barberiana da comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 39-63, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/145750. Acesso em: 20 dez. 2023.

MARASSI, A. C. B. Os serviços colaborativos da economia compartilhada e as transformações na noção de confiança nas interações e práticas de consumo nas redes sociais digitais: uma cartografia dos processos de criação na cultura. [2018]. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

MARTINO, L. M. S. Os espaços de uso da teoria: uma cartografia inicial das revistas científicas de Comunicação. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 22, n. 50, p. 137-154, 2021. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/8089. Acesso em: 20 dez. 2023.

MORIN, E. O método 4: as ideias: habitat, vida, costumes, organização. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

NECHAR, P. A. O corpo gordo: uma cartografia do imaginário social. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.

NUNES, M. M. Relatos da informação nas redes sociais digitais: caminhos alternativos da produção e distribuição de notícias. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

PEIRCE, C. S. Collected papers of Charles S. Peirce. Edited by Charles Hartshorne and Paul Weiss. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1935. v. V-VI.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. Banco de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, [20--]. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/. Acesso em: 20 dez. 2023.

ROSÁRIO, N. M.; COCA, A. P. A cartografia como um mapa movente para a pesquisa em comunicação. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 19, n. 41, p. 34-48, set./dez. 2018. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5481. Acesso em: 20 dez. 2023.

ROSÁRIO, N. M.; CORUJA, P.; SEGABINAZZI, T. Um panorama da cartografia no Brasil: uma investigação a partir das teses e dissertações da Comunicação entre 2010 e 2017. Intercom: revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 69-88, maio/ago. 2021.

SARAIVA, J. A. B. Padrão tensivo dos argumentos indutivo, dedutivo e abdutivo. Estudos Semióticos, [São Paulo], v. 15, p. 54-63, abr. 2019.

VILLAVICENCIO, P. S. Cineinstalações e o processo de criação no atravessamento dos espaços em ambientes audiovisuais e interativos: uma cartografia de poéticas experimentais. [2015]. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

Artigos