ETARISMO E PROMOÇÃO DO AGELESS NA PUBLICIDADE CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.57451

Palavras-chave:

Comunicação e Consumo, publicidade, etarismo

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre a comunicação midiática e sua relação com os modos de ser conviver em sociedade. Para tal, destaca a posição privilegiada ocupada pela comunicação publicitária nas disputas em torno da produção de sentidos para o envelhecimento e a longevidade em nossos dias.

Apresentamos os fundamentos socioculturais da discussão (Calasanti, 2016; Debert, 2003, 2018, dentre outros) sobre como determinados preconceitos negativos em relação à velhice ainda informam grande parte das produções em vigor e, na sequência, nos debruçamos sobre a análise dos dados empíricos que formam a base para uma reflexão crítica comunicacional (Sodré, 2014) sobre o tema.

Destacamos a promoção do ideário ageless, o qual preconiza que os indivíduos assumam responsabilidade pelo modo como “escolhem” envelhecer. Argumentamos em favor da relevância social da pesquisa acadêmica no campo da comunicação e o seu engajamento ativo no combate ao etarismo, em prol da constituição de uma comunicação conducente a uma convivência respeitosa entre gerações.

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Biografia do Autor

Gisela Grangeiro da Silva Castro, ESPM(SP)

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós-doutorado em Sociologia (Goldsmiths, University of London). Docente Titular do PPGCOM ESPM, São Paulo, com pesquisa sobre envelhecimeto, longevidade, comunicação e consumo. E-mail: gcastro@espm.br

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Publicado

2024-09-05

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Artigos