ETARISMO E PROMOÇÃO DO AGELESS NA PUBLICIDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.57451Palavras-chave:
Comunicação e Consumo, publicidade, etarismoResumo
O artigo objetiva refletir sobre a comunicação midiática e sua relação com os modos de ser conviver em sociedade. Para tal, destaca a posição privilegiada ocupada pela comunicação publicitária nas disputas em torno da produção de sentidos para o envelhecimento e a longevidade em nossos dias.
Apresentamos os fundamentos socioculturais da discussão (Calasanti, 2016; Debert, 2003, 2018, dentre outros) sobre como determinados preconceitos negativos em relação à velhice ainda informam grande parte das produções em vigor e, na sequência, nos debruçamos sobre a análise dos dados empíricos que formam a base para uma reflexão crítica comunicacional (Sodré, 2014) sobre o tema.
Destacamos a promoção do ideário ageless, o qual preconiza que os indivíduos assumam responsabilidade pelo modo como “escolhem” envelhecer. Argumentamos em favor da relevância social da pesquisa acadêmica no campo da comunicação e o seu engajamento ativo no combate ao etarismo, em prol da constituição de uma comunicação conducente a uma convivência respeitosa entre gerações.
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