Pela câmera somática: a Dança-Teatro e o vídeo-documentário como performance
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4840Palavras-chave:
Dança-Teatro, Vídeo-Documentário, Educação Somática, Performance.Resumo
Este artigo discute a relação entre a dança-teatro e o vídeo-documentário a partir da abordagem somática, enquanto método de trabalho corporal (educação e terapia) e criação estética. Neste processo “vídeo-coreográfico” interdisciplinar, associam-se os Estudos da Performance, a Análise de Movimento Laban/Bartenieff e a Psicanálise, delineando conceitos como Performatividade, Dramaturgia de Contrastes, Dinamicidade, Ritmo, Princípios em Movimento, Integração, Pausa Dinâmica e imagem corporal. Num dueto somático da consciência com a memória, o performer torna-se simultaneamente sujeito e objeto, realizador e observador, artista-criador e pesquisador-analista, reconquistando sua autonomia criativa no contexto contemporâneo de constante transformação.Downloads
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