Pela câmera somática: a Dança-Teatro e o vídeo-documentário como performance

Autores

  • Ciane Fernandes UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4840

Palavras-chave:

Dança-Teatro, Vídeo-Documentário, Educação Somática, Performance.

Resumo

Este artigo discute a relação entre a dança-teatro e o vídeo-documentário a partir da abordagem somática, enquanto método de trabalho corporal (educação e terapia) e criação estética. Neste processo “vídeo-coreográfico” interdisciplinar, associam-se os Estudos da Performance, a Análise de Movimento Laban/Bartenieff e a Psicanálise, delineando conceitos como Performatividade, Dramaturgia de Contrastes, Dinamicidade, Ritmo, Princípios em Movimento, Integração, Pausa Dinâmica e imagem corporal. Num dueto somático da consciência com a memória, o performer torna-se simultaneamente sujeito e objeto, realizador e observador, artista-criador e pesquisador-analista, reconquistando sua autonomia criativa no contexto contemporâneo de constante transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes, UFBA

Doutora pela New York University, professora da Escola de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, e pesquisadora associada do Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, New York.

Downloads

Publicado

2011-01-24

Edição

Seção

Artigos