CINEMA BRASILEIRO E POLITICIDADES ESTÉTICAS: IMAGENS DE UM PROCESSO EM VERTIGEM EM DOIS DOCUMENTÁRIOS

Autores

Palavras-chave:

Documentário, O processo, Democracia em vertigem, Política brasileira

Resumo

O estudo enfoca os filmes brasileiros O processo (Maria Augusta Ramos; 2018) e Democracia em vertigem (Petra Costa; 2019), analisando como as respectivas estratégias cinematográficas adotadas constroem formas e modos de dar a ver recortes da cena política do país. Em O processo, no enquadramento de imagens que parecem falar por si mesmas, não obstante os efeitos de presença da câmera-testemunha, há um país que se desvela; em Democracia em vertigem, por sua vez, o excesso de imagens editadas interfere em temporalidades e espaços de modo a sugerir que a câmera está ali para organizar um compilado de fatos que reapresenta um discurso histórico--midiático. Cada qual a seu modo, ambos os filmes estabelecem estranhamentos que podem contribuir com a necessária revisão crítica a respeito do panorama político do Brasil contemporâneo.

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Biografia do Autor

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Pós-doutora em Cinema pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP); pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais” (GRUDES, PPGCom-UTP / CNPq); sandrafischer@uol.com.br

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP), realizando estágio pós-doutoral na mesma instituição; vice-líder do Grupo de Pesquisa “Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais” (GRUDES/PPGCom-UTP/CNPq); alinevaz900@gmail.com

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Publicado

2024-01-17

Edição

Seção

Artigos