ARTICULAÇÕES ENTRE RELIGIÃO E CULTURA POP EM CINCO PORTAIS VOLTADOS PARA O PÚBLICO “NERD” E “GEEK” RELIGIOSO
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i1.35789Palavras-chave:
Midiatização da Religião, Entretenimento, Cultura Pop.Resumo
À primeira vista, a religião e cultura pop pertencem a espaços distantes da experiência humana, no entanto, nas últimas décadas, a religião tem se valido da mídia e do entretenimento para manter sua mensagem próxima de públicos mais amplos. Este artigo delineia a relação entre religião e cultura pop em cinco sites que unem mensagens religiosas e entretenimento, como filmes de ação, quadrinhos e séries de TV. A partir da análise da mensagem dos portais, foi possível encontrar três principais formas de articulação da cultura pop com o conteúdo denominacional: (1) o vínculo entre religião e entretenimento como definidor de uma identidade; (2) enquadrando personagens da cultura pop em um contexto religioso e (3) o emprego do entretenimento como ponto de partida para discutir questões morais e religiosas. Esses pontos são analisados a partir dos estudos de midiatização da religião.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luis Mauro Sa Martino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.