A representação do povo brasileiro no Jornal Nacional

Autores

  • Lara Linhalis Guimarães
  • Iluska Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i1.3520

Palavras-chave:

Cultura da mídia, Telejornalismo, Identidade nacional

Resumo

A partir da crença de que a cultura da mídia, nos seus mais diversos produtos, contribui na identificação dos “brasileiros” como membros da família nacional, este artigo propõe reflexões iluminadas pelo seguinte questionamento: como o povo brasileiro é construído discursivamente no Jornal Nacional (JN)? Com base em um estudo teórico interdisciplinar e direcionado nosso olhar pela Análise Crítica do Discurso (ACD), buscamos compreender o discurso telejornalístico dentro de uma relação dialógica entre texto e contexto, analisando as edições do JN veiculadas no período de uma semana.

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Biografia do Autor

Lara Linhalis Guimarães

Mestranda do Mestrado em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal de Juiz de Fora

Iluska Coutinho

Professora-doutora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2009-07-27

Edição

Seção

Artigos