Em cartaz: o jornalismo do futuro

Autores

  • Claudia Quadros
  • Itanel Quadros

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i1.3514

Palavras-chave:

Cinema, Jornalismo, Ciberjornalismo

Resumo

Insights da ficção sempre anunciaram como seria a comunicação do futuro. Neste artigo, selecionamos alguns filmes para observar qual era perspectiva de seus roteiristas para os meios de comunicação antes e após a Internet. Tentamos depreender a técnica, o design, a rotina produtiva e a forma de distribuição desses meios, contrastando com as atuais aplicações do ciberjornalismo. Algumas dessas ofertas, presentes atualmente no mercado jornalístico, apareciam no cinema e na televisão como um fato futurístico ou, segundo Bauman (2005), uma promessa de satisfação de desejos nunca atendidos por qualquer outra sociedade. A Internet pareceu solver os problemas tecnológicos para realizar esses desejos, mas os produtos existentes continuam a gerar insatisfação e expectativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Quadros

Doutora em Comunicação pela ULL/Espanha, professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP

Itanel Quadros

Doutor em Comunicação pela ULL/Espanha, professor do Departamento de Comunicação da UFPR

Downloads

Publicado

2009-07-27

Edição

Seção

Artigos