COMENTÁRIOS DE LEITORES NA INTERNET E A AXIOLOGIA DO IDIOTA

Autores

Palavras-chave:

Comentários de Leitores, Idiota, Crimes Contra Mulheres

Resumo

A partir de comentários de leitores sobre notícias publicadas em sítios noticiosos do Brasil e de Portugal relativas a crimes de proximidade contra mulheres, tentamos entender, a partir dos estudos acerca das relações de gênero, qual seria, afinal, a natureza do idiota que ganha a palavra, segundo a proposição de Umberto Eco, num sítio (a internet) que somente ele pode dar a tal figura o privilégio de ser lido. Para alcançar nossos objetivos, propomos pensar o idiota tendo como referência seus modos axiológicos próprios, o que requer, em primeiro lugar, entender tal categoria de pessoas. Na sequência, analisamos alguns comentários de leitores, expressos na internet, que nos parecem típicos do idiota.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Alberto de Carvalho é professor associado do Departamento de Comunicação Social da UFMG, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Narrativa, Aids, Homofobia e Relações de Gênero, com financiamento da Fapemig e do CNPq. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, com artigos publicados em periódicos e capítulos de livros, além de livros publicados individualmente, em colaboração e como organizador. Pesquisador 2 do CNPq. E-mail: carloscarvalho0209@gmail.com.

Moisés Lemos Martins, Universidade do Minho

Professor catedrático da Universidade do Minho, diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Edição

Seção

Artigos