Apropriações da jornada do herói em Game of Thrones: uma análise do personagem Jaime Lannister // Appropriations of the hero's journey on Game of Thrones: an analysis of Jaime Lannister's character

Autores

  • Kellen do Carmo Xavier Universidade Federal de Santa Maria
  • Miriam de Souza Rossini Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i1.26156

Palavras-chave:

Ficção televisual, Game of Thrones, Mito do Herói

Resumo

Tendo em vista o interesse crescente de audiências e pesquisadores nas séries de televisão estadunidenses e, especificamente, em Game of Thrones, propomos o estudo desta através de uma análise do arco do personagem Jaime Lannister entre a primeira e a quarta temporada da série, procurando perceber seus momentos de transformação dentro de uma narrativa seriada. A partir da análise audiovisual (BETTON, 1987; VANOYE e GOLIOT-LÉTÉ, 2008) de nove episódios das quatro primeiras temporadas da série, identificamos a integração de estratégias narrativas teorizadas por pesquisadores das linguagens literária e televisiva (CÂNDIDO, 2005; JOST, 2012), assim como do consagrado Mito do Herói (CAMPBELL, 1997; VOGLER, 2007), estrutura narrativa considerada presente na cultura ocidental desde a tradição oral e amplamente utilizada no cinema. Verificamos, assim, a adoção concomitante de conhecimentos consolidados em diferentes linguagens que, em comum, têm a ênfase que atribuem ao herói sua função dramática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellen do Carmo Xavier, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Miriam de Souza Rossini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Artigos