Pertencimento e exclusão através do consumo e da publicidade // Belonging and exclusion through consumption and advertising

Autores

  • Ana Paula Bragaglia Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.22788

Palavras-chave:

Psicossociologia da publicidade e do consumo, Processos de socialização, Classes sociais.

Resumo

Discute-se o papel do consumo tanto como canal de pertença, quanto de exclusão de quem não possui bens valorizados socialmente, bem como de que forma a publicidade pode estimular tal processo. A partir de revisão bibliográfica interdisciplinar envolvendo sociologia e antropologia do consumo, processos de socialização do sujeito pelo viés da sociologia e da psicologia social, e psicologia do consumo e da publicidade, discorreu-se sobre como o Outro pode influenciar na subjetividade e em decisões de compra. Valendo-se de análise de discurso em quatro (4) comerciais de automóvel veiculados nos últimos anos, observou-se formatos específicos de linguagem com mais potencial de vincular, a produtos/marcas, a ideia de pertença e também de exclusão via consumo. Como principais resultados, viu-se que, no Brasil, a posição social foi historicamente valorizada nas relações sociais e que os bens podem servir para ecoá-la. Analisando episódios contemporâneos como “rolezinhos” e o “funk ostentação”, viu-se ainda que o consumo pode ser tanto fonte de pertença quanto de exclusão. Por fim, observou-se que o apelo comparativo emocional entre quem consome e não consome parece ser um dos elementos publicitários que podem favorecer o cenário excludente ligado ao uso dos bens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Bragaglia, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - Uff (IACS), nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação (Stricto Sensu - Mestrado) em Mídia e Cotidiano (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC). Pesquisadora com ênfase na ética publicitária e do marketing em geral e em estudos críticos sobre comunicação de massa, indústria cultural e consumo, em torno de seu projeto de pesquisa mais amplo intitulado Produção e recepção midiáticas na sociedade de consumo sob a perspectiva da Ética. Doutora em Psicologia Social pela UERJ (2009). Realizou estágio de doutoramento pela PDEE/CAPES em Madri/Espanha (2008). Mestre em Comunicação Social pela UERJ (2004). Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR (2001). Graduada em Comunicação - Publicidade & Propaganda pela UFPR (1998). Coordenadora do grupo de pesquisa ESC - Ética na Sociedade de Consumo (Uff, link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5511076745730089) e do projeto de extensão Contatos: (re)construindo a Publicidade (UFF); colaboradora do projeto de extensão Obs.: Observatório da Publicidade Expandida (UFRJ); membro do LaPA - Laboratório de Pesquisas Aplicadas (PPGMC/Uff). Trabalhou em agências de publicidade como redatora, e em indústrias e hospitais como profissional de marketing e comunicação. Atua como professora universitária no Rio de Janeiro desde 2002. * Senior Lecturer at Fluminense Federal University’s Department of Social Communication where she teaches at both the undergraduate level (Social Communication bachelor’s course) and postgraduate level (Master’s in Media and Everyday Life). She researches advertising and marketing ethics, and critical studies in mass communication, cultural industry and consumption. Her research project is entitled Media Production and Reception and Consumer Society from an Ethical Perspective. Ana Paula has earned a Ph.D. in Social Psychology from UERJ (2009) and carried out part of her doctoral studies in Madrid, Spain (2008), sponsored by a PDEE/CAPES grant. She has a Master’s in Social Communication from UERJ (2004), is a specialist in Managerial Marketing from UFPR (2001), and has a Bachelor’s degree in Communication – Advertising from UFPR (1998). She is the coordinator of the research group Ethics in Consumer Society (ESC – Ética na Sociedade de Consumo – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5511076745730089) and the social outreach project Contacts: (re)constructing Advertising (Contatos: (re)construindo a Publicidade). She also collaborates with UFRJ’s outreach project Obs.: Observing Expanded Advertising (Obs.: Observatório da Publicidade Expandida), and is a member of PPGMC’s Lapa – Applied Research Lab. Ana Paula has worked at several advertising agencies as copywriter and as marketing and communication professional for several industries, such as in hospitals. She has worked as a higher education lecturer in Rio de Janeiro since 2002.

Downloads

Publicado

2018-07-11