“QUANDO A CRISE FAZ O EMPREENDEDOR”: DESEMPREGO E EMPREENDEDORISMO NO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO // “WHEN THE CRISIS MAKES THE ENTREPRENEUR”: UNEMPLOYMENT AND ENTREPRENEURSHIP IN O ESTADO DE S.PAULO NEWSPAPER

Autores

  • Julia Salgado Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruna Bakker Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17858

Palavras-chave:

empreendedorismo, discurso, subjetividade

Resumo

Neste artigo, analisamos a série de reportagens “Quando a crise faz o empreendedor”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, entre agosto e setembro de 2015. Organizada em três capítulos, a série relata as trajetórias de brasileiros que ficaram desempregados durante a chamada crise econômica no país e que decidiram, por diversas razões, se “aventurar no universo empreendedor”. Mediante este cenário de instabilidade empregatícia, as reportagens reforçam o empreendedorismo como solução tanto para enfrentar as adversidades financeiras e complementar a renda em tempos de “crise”, como também para realizar o sonho de ter o próprio negócio ou de encontrar um propósito na vida. Através de uma análise discursiva deste material, investigamos de que modos a cultura empreendedora enseja modelos de conduta e de subjetividade afeitas ao cenário neoliberal, espelhando e contribuindo para uma mudança estrutural no que tange os conceitos de “emprego” e “desemprego”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora integrante do NEMES (Núcleo de Estudos em Mídia, Emoções e Sociabilidade).

Bruna Bakker, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora integrante do NEMES (Núcleo de Estudos em Mídia, Emoções e Sociabilidade).

Downloads

Publicado

2017-11-10

Edição

Seção

Artigos