A PRODUÇÃO DA VÍTIMA NA TV: O APELO À COMPAIXÃO E A EXEMPLARIDADE DOS SOFREDORES // THE PRESENTATION OF VICTIM ON TV: THE APPEAL OF COMPASSION AND THE EXEMPLARITY OF SUFFERERS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17843Palavras-chave:
vítima, televisão, narrativa, victim, television, narrativeResumo
O artigo busca examinar as modalidades de inscrição narrativa das vítimas na televisão como formas de construção do apelo à compaixão, refletindo sobre o papel da visibilidade midiática na constituição da singularidade, da exemplaridade e da subjetividade desses sujeitos. O texto discute traços da emergência vitimária contemporânea, especificamente quanto à padronização e notoriedade das vítimas nas narrativas midiáticas. Em seguida, aborda a construção do apelo à compaixão como gesto moralizador da relação com o espectador. São escolhidos como exemplos balizadores das reflexões sobre a vítima personagens da novela Verdades secretas (2015) e do programa Profissão Repórter. Evidencia-se, ao final, a vocação da teleficção para a recriação cosmética da vítima, em contraste com o telejornalismo, confrontado pela vítima que não é indiferente à própria aparição.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.