Luana, Eliza e a Lei Maria da Penha: o acontecimento em discussão//Luana, Eliza and Maria da Penha law: the event under discussion

Autores

  • Rayza Sarmento Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/DCP-UFMG), com bolsa Fapemig. Pesquisadora no grupo “Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça”.
  • Ricardo Fabrino Mendonça Professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Produtividade do CNPq, Pesquisador Mineiro da Fapemig e coordenador do "Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça"

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i3.17198

Palavras-chave:

acontecimento, Lei Maria da Penha, debate público, mídia.

Resumo

O artigo propõe-se a discutir o papel de acontecimentos na promoção de debates sobre temas de interesse público. O objetivo é compreender se, e como, discussões morais são desencadeadas por eventos que mobilizam a atenção pública, amplamente noticiados por envolverem personalidades públicas. Para explorar tais questões, analisamos dois acontecimentos relacionados à violência doméstica e a implementação da Lei Maria da Penha: (1) a agressão envolvendo o ator Dado Dolabella e a atriz Luana Piovani e (2) o desaparecimento/assassinato de Eliza Samúdio, a partir de notícias publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Utilizamos a noção de individuação do acontecimento para apresentá-los e constatamos que os eventos se revelam catalisadores importantes para debates morais sobre o tema em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayza Sarmento, Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/DCP-UFMG), com bolsa Fapemig. Pesquisadora no grupo “Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça”.

Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa.Doutora e mestra do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP/DCP-UFMG). Foi pesquisadora visitante na Northumbria University at Newcastle/UK, na área de Gênero e Mídia, com bolsa sanduíche da Fapemig. É pesquisadora no grupo “Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça”. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA/PA). Recebeu Menção Honrosa da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política pela dissertação "Entre tempos e tensões: o debate mediado sobre a Lei Maria da Penha (2001 a 2012)".

Ricardo Fabrino Mendonça, Professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Produtividade do CNPq, Pesquisador Mineiro da Fapemig e coordenador do "Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça"

Doutor em Comunicação/UFMG. Atua nas áreas de teorias da democracia, teorias da justiça e comunicação e política. Publicações recentes de sua autoria apareceram em Policy Studies, Constellations, Political Studies, Critical Policy Studies, Opinião Pública, Revista de Sociologia e Política, Lua Nova e Revista Brasileira de Ciência Política.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Edição

Seção

Artigos