A invenção do cangaço sob a égide do western // The invention of cangaço under the influence of Western

Autores

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.16625

Palavras-chave:

Cangaço. Western. Gêneros Cinematográficos.

Resumo

A invenção do Cangaço enquanto gênero no cinema brasileiro possui raízes na criação do Western no cinema Americano e, sob a sua égide, relações de proximidade foram estabelecidas entre os gêneros. Apesar de cada gênero ter sido inventado de forma diferente, existem algumas familiaridades em seus pré-cinemas e um ponto em comum muito forte, um divisor de águas: Stagecoach (John Ford, 1939) para o Western e O Cangaceiro (Lima Barreto, 1953) para o gênero brasileiro. A partir de então, os gêneros se consolidaram e conquistaram o Mercado a partir desse ponto em comum. Uma produção em massa caracterizaram e fortaleceram ambos os gêneros nas décadas seguintes. Na década de 1970 entraram em decadência, quando o diálogo com a comédia e outros modelos de produção se destacaram, culminando numa crise nos anos 1980. Felizmente, deram a volta por cima no final do século XX, com filmes emblemáticos que revigoraram os gêneros na produção cinematográfica de cada país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Dídimo Souza Vieira, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em Cinema pela Universidade de Columbia de New York (2014). Doutor (2007) e Mestre (2002) em Multimeios/Cinema pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Autor do livro: O Cangaço no Cinema Brasileiro (2010).

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos