Padrão de ponta-onda Contínua durante o sono na epilepsia parcial idiopática: relato de um caso sem alterações neuropsiquiátricas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v12i4.9205Keywords:
Epilepsia Rolândica. Sono. Eletroencefalografia. Neuropsiquiatria.Abstract
Introdução: A epilepsia benigna da infância com descargas centro-temporais, também conhecida como epilepsia Rolândica, é uma epilepsia parcial idiopática que acomete crianças e apresenta evolução favorável, com normalização do padrão eletroencefalográfico durante a adolescência. Alguns casos, entretanto podem apresentar uma evolução atípica, com o surgimento do padrão de ponta-onda contínua durante o sono no EEG e distúrbios neurológicos graves. Objetivo: Descrever os aspectos clínicos, eletroencefalográficos e a resposta ao tratamento de uma paciente com Epilepsia Rolândica que evoluiu de forma atípica, apresentando o padrão eletroencefalográfico de ponta-onda contínua durante o sono, sem alterações neuropsiquiátricas. Metodologia: Relato de caso clínico a partir da obtenção dos dados clínicos e resultados de exames registrados em prontuário médico. Resultados: A paciente inicialmente apresentava um quadro de epilepsia Rolândica com manifestações atípicas, após tratamento com Oxcarbazepina evoluiu com padrão ponta-onda contínua no sono no eletroencefalograma e piora na frequência de crises epilépticas. Apresentou melhora transitória com a troca da medicação para Lamotrigina, mas o controle definitivo das crises só ocorreu com o Sultiame. Em nenhum momento teve alteração cognitiva ou comportamental. Conclusão: A epilepsia benigna da infância com descargas centro-temporais pode apresentar uma evolução com quadro clínico mais grave e a medicação deve ser reavaliada nesses casos. O tratamento deve objetivar o controle das crises e a preservação das funções cognitivas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.