Oficinas de aprimoramento da comunicação oral em adultos: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18199Resumo
Objetivo: Relatar a percepção de um sujeito a respeito das oficinas de aprimoramento da comunicação oral em adultos inscritos na lista de espera da Clínica-Escola Professor Jurandy Gomes de Aragão, da Universidade do Estado da Bahia, com alguma dificuldade na comunicação oral. Metodologia: Estudo de caso de caráter qualitativo descritivo e corte transversal, realizado por meio de uma entrevista semiestruturada, dividida em duas etapas. A primeira contendo itens relacionados aos dados de identificação que possam levantar o perfil do sujeito da pesquisa e a segunda, questões norteadoras referentes ao objeto de estudo. A partir do relato obtido, foi feita a análise de Bardin (Análise do Conteúdo). Posteriormente as fases de análise, foi possível organizar categorias de acordo com a frequência de aparecimento no depoimento. Resultados: Diante das releituras e análises da narrativa da entrevistada, verificamos que a comunicação efetiva, a empatia e o trabalho em grupo foram fatores presentes durante as Oficinas e decisivos para a eficácia do atendimento fonoaudiológico diferenciado. Conclusão: Ficou evidente que a abordagem grupal na Fonoaudiologia é benéfica, facilitando o aprimoramento da comunicação oral.No entanto, considerando-se que a atuação fonoaudiológica em grupo é ainda uma estratégia terapêutica pouco utilizada, novas pesquisas e estudos na área devem ser incentivados.
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