Avaliação neuropsicológica abrangente de crianças e adolescentes com anemia falciforme e acidentes vasculares encefálicos: relato de casos

Autores

  • Samantha Nunes UFBA
  • Zeni Drubi Nogueira
  • Maria Betânia Pereira Toralles UFBA
  • Nayara Argollo UFBA
  • Eduardo Pondé de Sena UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18431

Palavras-chave:

Acidente Vascular Encefálico. Anemia Falciforme. Cognição. Testes de Inteligência.

Resumo

Introdução: em crianças e adolescentes com Anemia Falciforme, características específicas como anemia, hipoxemia crônica, infartos cerebrais e alterações nutricionais sobre o cérebro têm repercussão negativa no desenvolvimento neurocognitivo. Objetivo: avaliar inteligência, cognição e comportamento de crianças e adolescentes com Anemia Falciforme, acometidos por infartos cerebrais. Metodologia: estudo observacional, descritivo, tipo casuística hospitalar realizado com crianças e adolescentes com hemoglobinopatia do tipo Hb SS, idade 6 a 15 anos. Foi aplicado o questionário Critério Brasil de Classificação Socioeconômica. A avaliação neuropsicológica foi realizada através do teste NEPSY-II, o Quociente Intelectivo estimado foi obtido através das Escalas Weschsler de Inteligência-III e aplicado aos responsáveis o questionário Child Behavior Checklist, para avaliação comportamental. Discussão: nenhum paciente atingiu escores esperados para idade nos domínios avaliados, bem como não alcançou resposta dentro da média em todos subtestes de um domínio. Todos os casos apresentaram baixos índices de QI, indicando presença de déficit cognitivo global. Um indivíduo apresentou transtorno de ansiedade, depressão e problemas sociais. A ocorrência de infarto cerebral predispõe a alterações mais graves no desenvolvimento intelectivo e/ou cognitivo, reduzindo possibilidades de desenvolvimento acadêmico e de competitividade no mercado de trabalho. Conclusão: todos os pacientes demonstraram comprometimento cognitivo global. Nenhum paciente atingiu os escores esperados para idade em pelo menos um dos domínios avaliados. Além dos déficits cognitivos, sintomas de Transtorno de Ansiedade, Transtorno Depressivo e Problemas sociais foram identificados em um dos casos.

 

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Biografia do Autor

Samantha Nunes, UFBA

Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia. Mestre do Programa de Pós-Graduação Processos Interativosdos Órgãos e Sistemas-UFBA e Integrante do Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva-COGNI.

Zeni Drubi Nogueira

Nutricionista do Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (APAE). Mestre do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas-UFBA

Maria Betânia Pereira Toralles, UFBA

Professora Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.

Nayara Argollo, UFBA

Professora Adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina. UFBA

Eduardo Pondé de Sena, UFBA

Professor Associado de Farmacologia do Departamento de Biorregulação e do Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas. UFBA.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Nunes, S., Nogueira, Z. D., Toralles, M. B. P., Argollo, N., & Sena, E. P. de. (2016). Avaliação neuropsicológica abrangente de crianças e adolescentes com anemia falciforme e acidentes vasculares encefálicos: relato de casos. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 15(3), 416–425. https://doi.org/10.9771/cmbio.v15i3.18431

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