O construir-se de sujeitos negros

José Eutrópio, trajetórias e agências negras no pós-abolição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i69.58775

Palavras-chave:

Biografia, Pós-Abolição, Racialização e Racismo, Minas Gerais , José Eutrópio

Resumo

A partir do estudo de aspectos da biografia de José Eutrópio (1886-1929), o artigo analisa diferentes questões sobre o cotidiano das gentes negras no contexto das emancipações e do pós-abolição no Brasil, como, por exemplo, a constituição de arranjos familiares, acesso e permanência na escola, desafios da sobrevivência em meio às violências da discriminação racial, dimensão política da construção de formas de identificação racial, projetos de vida informados por sonhos, esperanças e medos. A história de José Eutrópio narra, à sua maneira, os itinerários de muitos outros sujeitos negros, isto é, na sua biografia, aspectos individuais eram também coletivos e, por isso, elucidativos das estratégias, ações e interdições construídas e enfrentadas por esses indivíduos nessa conjuntura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatas Roque Ribeiro, Universidade de São Paulo

Possui mestrado e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Pesquisador-Visitante na Universidade Nova de Lisboa (2019). Atuou como pesquisador-colaborador e realizou estágio de pós-doutoramento no LABHOI-Áfrikas da Universidade Federal de Juiz de Fora e, atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Estuda temas relacionados à história de experiências negras, destacadamente o associativismo negro, nas emancipações e no pós-abolição no Brasil. É integrante da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

ROQUE RIBEIRO, J. O construir-se de sujeitos negros : José Eutrópio, trajetórias e agências negras no pós-abolição. Afro-Ásia, Salvador, n. 69, p. 259–310, 2024. DOI: 10.9771/aa.v0i69.58775. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/58775. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos