Diretrizes Éticas

A Afro-Ásia busca se adequar às melhores práticas internacionais no que se refere aos princípios éticos no âmbito das publicações científicas. Os editores se conformarão às diretrizes relevantes do Committee on Publication Ethics (COPE) ao lidar com erros e retratações, e no curso de suas tarefas editoriais cotidianas, de modo a garantir o cumprimento dos padrões de ética por autores e pareceristas.

Editores, autores e pareceristas devem observar os padrões seguintes.

Editores

Os editores devem verificar inicialmente que o manuscrito submetido é original e não foi publicado previamente, no todo ou em parte. Manuscritos aceitos serão submetidos a uma revisão por pares duplamente anônima, que servirá de base para que os editores decidam aceitar, rejeitar, ou exigir revisões obrigatórias. Os editores devem se assegurar de que o conteúdo intelectual do manuscrito seja avaliado sem distinção de gênero, orientação sexual, raça, idade, religião, crenças políticas, origem geográfica etc. dos autores.

Os editores devem garantir que toda a informação relacionada à submissão permaneça confidencial. Os editores não poderão utilizar dados, hipóteses, argumentos ou conclusões constantes da submissão em sua própria pesquisa, exceto quando obtenham, previamente e por escrito, o consentimento dos autores.

Os editores devem atuar com prontidão e transparência em caso de suspeita de má conduta com relação a artigos já publicados ou em processo de publicação, de acordo com as diretrizes do COPE, ressalvado aos autores o direito de ampla defesa. Os editores são responsáveis pela divulgação de eventuais correções e retratações, obrigando-se à guarda e preservação de toda a documentação e comunicação correspondente.

Autores

Os autores devem atestar que o manuscrito é um trabalho inteiramente original. A autoria deve ser limitada àquelas pessoas efetivamente responsáveis pela pesquisa e pela produção do texto. Todos os autores devem ter lido e aprovado com antecedência a versão a ser submetida, bem como concordar com sua condição de coautor.

Os autores não devem submeter o manuscrito de forma simultânea a dois ou mais periódicos, nem publicar manuscritos redundantes, no todo ou em parte, exceto no caso da republicação futura de versões integrais, adaptadas, revisadas ou traduzidas do artigo publicado, desde que seja feita menção explícita à primeira publicação na Afro-Ásia. A prática conhecida como “salami publication” é rigorosamente desencorajada.

Todas as fontes de dados e citações relevantes para a pesquisa devem ser referenciadas de forma completa. O artigo deve refletir acuradamente a pesquisa original e apresentar uma discussão objetiva de sua relevância. Os autores são responsáveis pela guarda permanente dos dados brutos relacionados ao manuscrito, e ficam obrigados a fornecê-los para revisão caso solicitado pelos editores.

Os autores devem relatar qualquer erro ou inconsistência significativos eventualmente descobertos no manuscrito submetido, a qualquer momento antes ou depois da publicação.

Pareceristas

Toda a informação submetida à revisão deve ser tratada como confidencial e privilegiada. Os manuscritos devem ser avaliados tão objetivamente e imparcialmente quanto possível. Os pareceristas devem respeitar as afiliações teóricas e escolhas metodológicas dos autores. Os manuscritos não devem ser rejeitados apenas com base em divergências teóricas. Objeções, correções e pedidos de modificação devem ser claramente expressos e apoiados por argumentos, de forma construtiva.

Os pareceristas devem verificar se todas as fontes e a bibliografia das quais dependem os argumentos estão plenamente referenciadas. Os editores devem ser prontamente advertidos caso o parecerista perceba sobreposições ou similaridades com qualquer outro trabalho publicado.

Os pareceristas devem informar aos editores de qualquer circunstância que possa impedir a finalização do parecer no tempo estipulado, de modo que os editores possam ajustar o prazo ou enviar o manuscrito a outro parecerista. Pareceristas devem ficar especialmente atentos a possíveis conflitos de interesse e a notificar os editores imediatamente quando o anonimato dos autores fique comprometido pelo seu contato anterior com a pesquisa.