Assegurando uma avaliação duplamente anônima

Para assegurar a integridade da avaliação por pares duplamente anônima, autore/as e pareceristas devem tomar um conjunto de precauções para que suas identidades não sejam reveladas, ou possam ser facilmente deduzidas.

Com relação ao conteúdo:

  1. A autoria e a filiação institucional, bem como a nota de contexto, os agradecimentos e a referência a eventuais financiamentos devem ser removidas pelo/as autore/as. Essas informações serão incorporadas aos artigos aceitos para publicação na fase de revisão e normalização, com base nas informações fornecidas durante o processo de submissão.
  2. Citações de trabalhos anteriores devem ser feitas de forma impessoal, ou, se isso não for possível, deve-se substituir completamente a referência na nota de rodapé e na lista fornecida no processo de submissão pela expressão “[referência removida para assegurar o anonimato]”.

Com relação aos arquivos:

  1. Exclua todas as informações pessoais das propriedades de todos os documentos de texto a serem submetidos.
    No Microsoft Word, acesse a guia Revisão > Proteção > Proteção do Documento. Marque a caixa “Remover informações pessoais deste arquivo ao salvar” e clique no botão “OK”. Salve o arquivo.
     
    No LibreOffice, clique no menu Arquivo > Propriedades. Desmarque a caixa “Utilizar os dados do usuário” e clique no botão “Redefinir propriedades”. Salve o arquivo.
  2. Imagens também podem armazenar informações pessoais. Verifique as propriedades dos arquivos de imagem antes de enviá-los.