"Por sua liberdade me oferece uma escrava"

alforrias por substituição na Bahia, 1800-1850

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/aa.v0i63.43392

Palavras-chave:

Tráfico e escravidão | Alforria por substituição | Bahia – século XIX

Resumo

O artigo discute a alforria por substituição, modalidade em que o escravo trocava sua liberdade dando em troca outro escravo, tornando-se, pelo menos temporariamente, um senhor de escravos escravizado. Os dados derivam de mais de 400 casos de alforrias registradas nos tabeliães de Salvador, destacando a cidade como local no Brasil em que esse tipo de alforria foi mais usado. O artigo relaciona a substituição ao volume do tráfico transatlântico, à escravidão urbana e ao acesso a redes do tráfico pelos escravos que investiam em outros escravos. Uma das possíveis explicações para o fenômeno vem da natureza da escravidão na parte da África onde se originava a maioria dos cativos baianos, onde a posse de escravos por outros escravos era prática comum. Mas a relação senhor/escravo ganha o centro da cena. Sendo a concessão da alforria prerrogativa senhorial, da mesma forma o era a licença para cativos formarem uma poupança para comprar seus substitutos. Discute-se as negociações entre senhores e alforriados, apontando circunstâncias envolvidas. Vários aspectos da negociação são revelados através de exemplos concretos. O artigo traça, entre outros achados quantitativos, os perfis étnico (com predominância de nagôs) e por gênero (com predominância de mulheres), tanto entre substitutos como entre substituídos, vinculando esse resultado à direção do fluxo do tráfico e à dinâmica do trabalho de ganho na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João José Reis, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Doutor em História pela Universidade de Minnesota, EUA. Professor Titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

REIS, J. J. "Por sua liberdade me oferece uma escrava": alforrias por substituição na Bahia, 1800-1850. Afro-Ásia, Salvador, n. 63, 2021. DOI: 10.9771/aa.v0i63.43392. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/43392. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos