Memórias de médicas-cultural da Bahia e Portugal
escrita de si "entre vida-morte" e a humanização da ciência lida em plataforma digital
Palabras clave:
Memória, Médicas-Cultural, Informação, Plataforma digital , WEBSISMEDICOS, Médicos e culturaResumen
Cabe nesta pesquisa a proposição de reunir nomes de médicas baianas e portuguesas,formadas em Portugal e na Bahia, que ultrapassaram fronteiras da ciência e legaram patrimônio à sociedade. A memória de médicas-cultural apresenta leitura de vidas, realizações, pensamentos, refletidos em dois séculos, de 1808 à atualidade -data ponto departida da criação da Escola-Médica da Bahia -descortina a temporalidade, costume, moda e comportamento, e avista a cultura de mulheres-médicas, destes dois países, protagonistas das artes, literatura, filosofia, política, de lutas pela igualdade de direito, assim por diante, apresentada na plataforma WEBSISMEDICOS e a Cultura.
Descargas
Citas
BRANCO, Daniel J.B.C.. A plataforma WIKIno acesso à informação de arquivos pessoais e memórias de médicos. Dissertação (Dissertação em Ciência da Informação) –UFBA. Salvador, p.90. 2018.
DUARTE, Zeny; Silva, Armando Malheiro da. Os médicos e a cultura em Portugal e na Bahia: olhar(es) introspectivo e analítico sobre o “modo de ser e de estar” médico-cultural. Salvador: EDUFBA, 2016.
JACOBINA, Ronaldo; Castellucci, José; Pinto, Emerson; Melo, Eliane Maria Noronha. Os acadêmicos de Medicina e os 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia: da criação da escola em 1808 à participação na guerra do paraguai (1864-70). Salvador. Gaz. méd. Bahia 2008;78:1(Jan-Jun):11-23.
MOREIRA, P. E.P. (2012). O pai da nutrição em Portugal. Life & Stylee Bem-Estar. Recuperado dehttp://lifestyle.publico.pt/nutricao/299999_emilio-peres-o-pai-da-nutricao-em-portugal.MORIN, Edgar. (1962). L ’Esprit du temps I. Névrose. Paris: Grasset, 283 páginas.
SANTOS, Malaquias Alves dos. Memória Histórica da Faculdade de Medicina da Bahia relativa ao anno de 1854.Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1905.
SILVA, Ademir; COELHO, Teresa. Rita Lobato: a primeira médica formada pela Faculdade de Medicina da Bahia. In: Os médicos e a cultura em Portugal e na Bahia: olhar(es) introspectivo e analítico sobre o “modo de ser e de estar” médico-cultural. Salvador: EDUFBA, 2016, p.140.
TEIXEIRA, Rodolfo. Memória histórica da faculdade de medicina do Terreiro de Jesus (1943-1995). 3ª. ed. -Salvador: EDUFBA, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Zeny Duarte de Miranda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.